A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, divulgou a programação oficial do 22º Festival de Inverno 2026. Com o tema “Festival de Todos os Sons”, o evento, considerado um dos mais tradicionais do calendário cultural da região, reunirá diferentes estilos musicais, atrações locais e nomes de destaque nacional entre os dias 3 e 12 de julho.
A abertura do festival acontece no dia 3 de julho, com apresentações da Big Band, às 19h30, e da banda Musicalidade, às 20h30. No dia seguinte, 4 de julho, sobem ao palco a Banda Decks, às 20h, os Músicos Geriatricus, às 22h, e a banda Bonappart, à meia-noite.
No domingo, 5 de julho, o público poderá conferir os shows de Bruno Felga, às 18h, e da banda Biquíni, atração nacional da noite, às 20h.
Além dos shows, o festival contará com programação cultural no auditório do Centro Cultural. No dia 7 de julho, às 19h, será apresentado o espetáculo infantil “Sítio do Picapau Amarelo”. Já no dia 8, às 20h, o público poderá assistir ao espetáculo musical “Nas Ondas do Rádio”, que resgata o glamour da era dos teatros de revista.
O tradicional Dia do Rock, celebrado em 10 de julho, terá apresentações da banda Neaderthal, às 20h, da banda Ira!, às 22h, e da banda Lurex Queen, à meia-noite.
No sábado, 11 de julho, o samba e o pagode serão os destaques da programação. Os shows começam às 20h com Rômulo Ras, seguem com Diogo Nogueira, às 22h, e terminam com Lipe Souza em Pagode Raízes, à meia-noite.
O encerramento do festival, no domingo, 12 de julho, contará com apresentações de Thiago Luiz, às 15h, e do grupo Kamisa 10, às 18h.
Segundo a secretária municipal de Cultura e Turismo, Cecília Fonseca, a proposta desta edição é oferecer uma programação capaz de contemplar diferentes públicos e fortalecer a produção cultural do município.
“O tema ‘Festival de Todos os Sons’ traduz exatamente a proposta desta edição. Queremos oferecer uma programação plural, que reúna diferentes estilos musicais e manifestações culturais, valorizando os artistas locais e proporcionando ao público o acesso a grandes atrações nacionais. O Festival de Inverno é um momento de encontro, celebração e fortalecimento da cultura em nosso município”, afirmou.
Com uma programação diversificada, o 22º Festival de Inverno reafirma sua importância para a promoção da cultura e do turismo em São Gonçalo do Rio Abaixo, atraindo moradores e visitantes para dez dias de música, arte e entretenimento.


