Os candidatos de Itabira e região que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2025 terão a oportunidade de ingressar em algum dos 12 cursos do campus itabirano da Universidade Federal de Itajubá (Unifei/Itabira).
As inscrições no Sistema de Seleção Unificado (SISU) vão acontecer entre os dias 19 e 23 de janeiro. No sistema, os interessados poderão concorrer a diversas vagas em universidades federais de todo o país.
Conforme divulgado pela universidade em edital publicado, em Itabira estão sendo oferecidos nove cursos de engenharia em horário integral: Engenharia de Produção; Engenharia Mecânica; Engenharia de Materiais; Engenharia da Mobilidade; Engenharia Ambiental; Engenharia de Saúde e Segurança; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica; Matemática Tecnológica e Ciência e Tecnologia (semipresencial).

A grande novidade neste ano para quem não pode optar por uma graduação em regime de dedicação exclusiva, é a abertura de novos cursos de Ciência da Computação e Inteligência Artificial no período noturno, neste último, a Unifei se antecipa a grandes transformações que já estão ocorrendo em diversos campos de aplicação.
Programas de auxílio estudantil
A universidade possui programas de assistência estudantil para pessoas que tem renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Os auxílios são Vale Alimentação, Permanência e Creche, os pleiteantes deverão apresentar documentação comprobatória conforme edital lançado pela Diretoria de Assuntos Acadêmicos (DAE/Unifei).
Cursos conceito máximo no MEC
No campus local, dois cursos de graduação foram recentemente reconhecidos com conceito máximo (nota 5) nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), destacando-se pela qualidade acadêmica, infraestrutura, corpo docente e pertinência social. O curso de Engenharia de Materiais conquistou a nota máxima na avaliação do MEC, um marco que evidencia a excelência do projeto pedagógico e o impacto da formação oferecida aos estudantes e à comunidade local e regional.
De forma semelhante, o curso de Engenharia de Saúde e Segurança também alcançou o conceito 5, reafirmando o compromisso da Unifei com a formação de profissionais que atendem às demandas do mercado e promovem ambientes de trabalho mais seguros e humanizados. Essas conquistas reforçam a posição do campus itabirano como referência em educação superior de qualidade no Brasil.
Unifei
A Universidade Federal de Itajubá (Unifei) é uma das instituições de ensino superior mais tradicionais do País, com origem em 1913, quando foi fundada como Instituto Eletrotécnico e Mecânico de Itajubá, sendo posteriormente federalizada e consolidada como universidade em 2002. Reconhecida nacionalmente pelo alto renome acadêmico, especialmente nas áreas de engenharia, ciência e tecnologia, a Unifei se destaca pela qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, formando profissionais que atuam em setores estratégicos do desenvolvimento brasileiro. Como universidade federal, a instituição oferece cursos 100% gratuitos, reafirmando seu compromisso com o acesso democrático à educação superior pública, gratuita e de excelência.
Para mais informações acesse o site clicando aqui.

