A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) realizaram, na manhã desta segunda-feira (20), no Centro Cultural, a cerimônia de implantação da Unidade São Gonçalo do Rio Abaixo do Parque Tecnológico do IFMG.
O evento marca um passo decisivo para o desenvolvimento científico, tecnológico e educacional da região, fortalecendo a parceria entre o município e o Instituto. O novo espaço será voltado à inovação, pesquisa aplicada e apoio a empreendimentos locais, com o objetivo de estimular a educação, o empreendedorismo e a geração de oportunidades.

O prefeito Nozinho falou com satisfação sobre o momento vivido pelo município. Segundo ele, a chegada do IFMG era um sonho antigo e que está diretamente ligado à política de valorização da educação em São Gonçalo do Rio Abaixo.
“É um momento muito especial. Significa a chegada da tecnologia, da pesquisa e do ensino gratuito de altíssima qualidade. Para nós, a educação é a base de tudo. Por aqui já investimos em ensino integral há quase 20 anos, temos ótimas notas no Ideb. O IFMG é mais um passo desta visão e que se conecta com o desenvolvimento econômico. Uma nova porta que se abre na nossa cidade”, exaltou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo, Gabriel Quintão, o início das atividades do IFMG no município está previsto para fevereiro de 2026, com a oferta dos cursos técnicos em Química e Inteligência Artificial.

“A chegada do IFMG e a implantação do Parque Tecnológico representam um marco na história da cidade. É um investimento direto em conhecimento, inovação e no futuro dos jovens são-gonçalenses”, destacou o secretário.
Com a instalação da unidade, São Gonçalo do Rio Abaixo consolida sua posição como polo emergente de inovação no Médio Piracicaba, reforçando a integração entre educação, tecnologia e desenvolvimento econômico.
As autoridades ressaltaram a importância do IFMG para os planos de diversificação de São Gonçalo do Rio Abaixo. Outros secretários municipais enfatizaram a parceria entre Ciência e Tecnologia, Educação e Desenvolvimento Econômico, que proporcionou a concretização da unidade de maneira célere.
Já o reitor do IFMG, Rafael Bastos, celebrou a parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e o ineditismo da Unidade Tecnológica. “Este é um projeto que nos dá muito orgulho. Foi um processo construído em parceria e que nos permite ter um novo olhar, com conceitos de inovação, de ensino e de um parque tecnológico, o que vai de encontro ao que a Prefeitura também pensa para a cidade. A partir desta primeira assinatura, a gente consegue trazer uma série de políticas inovadoras”, comentou.
Durante a cerimônia, foram empossados os conselhos Diretor, Consultivo e Técnico-Científico da Unidade Tecnológica de São Gonçalo do Rio Abaixo. Cada grupo reúne representantes do Poder Público, do IFMG e da sociedade civil.