O Prefeito de Itabira Marco Antônio Lage (PSB) em entrevista concedida ao jornalista Carlos Cruz do portal ‘Vila de Utopia’, disse que o novo distrito industrial que será na Fazenda Palestina, deverá ser inaugurado somente no ano que vem. De acordo com mandatário, apenas o projeto da nova área dedicada a instalação de plantas industriais em Itabira ficará pronto este ano.
“Alguns projetos já estão bem encaminhados. O novo distrito industrial, na antiga fazenda Palestina, é um dos investimentos prioritários. Neste ano, o projeto fica pronto para ser licitado no próximo. A Vale vai repassar os recursos e a Prefeitura vai licitar. É nesse distrito que será instalada a Unidade de Tratamento de Resíduos.” Afirmou o chefe do executivo municipal revelando que o primeiro empreendimento do local será a nova central de resíduos sólidos que vai receber todo o lixo da cidade e irá classificar o lixo reciclável do resíduo orgânico que será enviado ao aterro sanitário.
Sobre o programa Itabira Sustentável, Marco reconheceu a importância do envolvimento de todos os segmentos itabiranos incluindo a participação de associações empresariais e demais entidades de interesses sociais. “O Itabira Sustentável é um projeto de execução em 15 anos. Precisamos envolver mais a sociedade, a Acita e outros atores sociais. Também viabilizar parceria público-privada para duplicar a rodovia estadual até o trevo, por meio de uma parceria público-privada, o que só será possível com novo governo estadual, esse atual não teve interesse.” – Disse alegando suposto desinteresse do governador de Minas Romeu Zema (NOVO) no projeto de duplicação da rodovia MG-434/129, que liga Itabira ao trevo da BR-381.
“Tudo isso é prioridade, assim como a conclusão do projeto Rio Tanque, para garantir água suficiente para suprir a demanda da população que nas últimas décadas tem sofrido com a falta de água e atrair indústrias que precisam desse insumo.” Completou destacando a importância da captação de água do Rio Tanque que vai suprir o novo vetor de desenvolvimento econômico de Itabira.


