Na ultima sexta-feira (27/06) aconteceu a inauguração do trevo de acesso à cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo, solenidade contou a com a presença de diversas autoridades regionais e do Ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira. A obra foi 100% custeada pelo município e já prevê a duplicação da BR-381.
“Para nós o trevo, além de ser segurança para a nossa população, é um vetor de crescimento e desenvolvimento para a cidade, porque aqui está ligando ao nosso distrito e tirando o trânsito da cidade, então isso tudo é muito importante para nós.” Declarou o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho (PDT).
Sede da mina e usina de Brucutu, São Gonçalo vem vivendo desde 2006 um grande “boom econômico” e aproveita para utilizar os recursos provindos da mineração para a execução de ações estruturantes em diversas áreas. De acordo com Nozinho, é necessário realizar bom uso do dinheiro público para desenvolver o município além da mineração.
“São Gonçalo tem uma mineração, e fazer o bom uso do dinheiro é aplicar o dinheiro em prol do desenvolvimento, da educação, da saúde e do desenvolvimento, isso que é o trabalho nosso, e é uma satisfação estar aqui hoje inaugurando esse trevo com tanta personalidade aqui em São Gonçalo hoje.” Comemorou o prefeito mineiro.
Na ocasião, Nozinho foi homenageado com o troféu “Tranquilim de Ouro”, promovido pelo Movimento Pró-Vidas e entregue a personalidades que contribuem com o projeto de duplicação da BR-381.
Investimento Estratégico
Considerada a maior intervenção viária já realizada no município foram investidos R$ 50 milhões em recursos próprios, na obra que promete revolucionar a logística local e impulsionar o desenvolvimento econômico da região. “Estamos criando um novo corredor de desenvolvimento para São Gonçalo e para o Médio Piracicaba, isso tudo, com recursos próprios.” declarou Gabriel Quintão, Secretário de Desenvolvimento Econômico do município.
O novo trecho, localizado em uma das principais entradas da cidade, inclui 1,4 km de pista duplicada, garantindo maior fluidez e segurança no tráfego. A estrutura também conta com iluminação em LED, rotatórias modernas e um túnel, conectando diretamente as três principais áreas industriais do município. Além de facilitar o acesso de caminhões e veículos, a obra deve aliviar o fluxo no Centro Histórico, preservando a mobilidade urbana e o patrimônio local.

A inauguração coincide com um momento importante para a BR-381, uma das principais rotas de escoamento de produção do país. Recentemente, o Governo Federal concedeu à iniciativa privada um trecho de 303,4 km da rodovia, ligando Belo Horizonte a Governador Valadares. Essa concessão deve trazer melhorias na infraestrutura e reforçar o papel da região – que inclui o Vale do Aço e conexões com SP e ES – no cenário logístico nacional.
Opinião
São Gonçalo ao contrário de outras cidades mineradoras vem crescendo de forma planejada e utilizando os recursos advindos da mineração para a evolução sustentável tanto no vetor econômico quanto no vetor social.
Outras cidades mineradoras tem encontrado dificuldades para consolidar sua emancipação econômica. Itabira é um dos exemplos mais gritantes nesse assunto, a “Cidade do Ferro” não tem conseguido estabelecer o desenvolvimento de outras vocações econômicas enquanto o fim da mineração já tem data marcada para acontecer.