11 dezembro 2025

Após retornar à suplência, Júber Madeira pode ser anunciado como novo secretário Municipal de Governo em Itabira

Radialista ocupava a vaga de Júlio Contador na Câmara Municipal. Ex-vereador garantiu apoio ao prefeito Marco Antônio Lage mesmo fora da Câmara.

Share

Nesta terça-feira (02/12), o vereador Júlio César de Araúlo “Júlio Contador” (PRD), foi reconduzido à Câmara Municipal de Itabira após chefiar por 11 meses a Secretaria Municipal de Fazenda. Em sua vaga, tomou posse de forma provisória o suplente do mesmo partido, o radialista Júber Madeira Gomes, que ficou no cargo até a última semana.

Em seu último discurso no legislativo itabirano, Juber falou sobre vários projetos de sua autoria ou que contaram com sua atuação parlamentar. “Neste período conseguimos aprovar proposições importantes, e isso só foi permitido graças ao apoio de todos vocês [vereadores]. Eu gostaria de citar desses projetos que aprovamos nesta casa: criamos a lei que instituía em definitivo a uniformização escolar para mais de 10 mil estudantes da rede municipal, aprovação do programa de hortas comunitária, entrega de centenas de aparelhos e objetos que já estão em uso por pacientes do centro de reabilitação e em breve será realizado um grande mutirão na área da saúde oriundo de recursos de emenda parlamentar da ordem de 200 mil reais que vai diminuir a fila de espera em procedimentos principalmente para as mulheres.”

Na parte final do uso da tribuna, o agora ex-vereador garantiu que seguirá apoiando o governo Marco Antônio Lage (PSB).

“O meu apoio aos projetos e ao governo Marco Antônio segue mesmo sem o mandato de vereador, acredito muito na capacidade do prefeito em manter o desenvolvimento do município e certamente estaremos ao lado dele e dos projetos deste governo que acredito tanto.”

O radialista disse ainda que a principal pauta em que os vereadores deverão atuar junto ao governo municipal é a da diversificação econômica de Itabira.

É trabalhar incansavelmente pela nossa diversificação econômica, pelo avanço dos projetos em torno da garantia de um futuro brilhante para toda a nossa sociedade. As críticas precisam ser ouvidas, observadas, analisadas, mas coloquem suas capacidades para desenvolver projetos que caminham nesse sentido, porque eu não tenho dúvidas nenhuma de que todos aqui têm essa grande capacidade.” Completou Júber ressaltando respeito as críticas ao enfatizar o trabalho ativo dos parlamentares em viabilizar e discutir os projetos para reduzir a dependência de Itabira da exploração de minério de ferro.  

Essa fala também pode reforçar um forte rumor que ganhou força nos bastidores após as movimentações. Trata-se da ida de Júber para a Secretaria Municipal de Governo, pasta que se encontra sem um titular (a chefe de gabinete Natália Lacerda vem acumulando a atribuição de chefia após a saída de Roberto Chaves).

Segundo informações, todos os vereadores governistas reivindicam a ida de Júber ao setor da prefeitura responsável por dialogar diretamente com a Câmara Municipal, alguns parlamentares ressaltam suas habilidades em escutar as demandas e articular os meios necessários para a solução dos mais variados problemas da população itabirana, outros ressaltam sua fidelidade ao governo do prefeito Marco Antônio Lage desde o primeiro dia do mandato anterior.

Nas últimas reuniões, diversos vereadores tem repercutido a dificuldade do governo no trato com o legislativo, sobretudo no atendimento as indicações, que representam demandas pontuais da comunidade.

Foto: Heitor Lemos

Leia mais

Destaques