05 novembro 2025

Governo Federal amplia aeroporto de Ipatinga

Investimento faz parte de um pacote de obras que totaliza quase 100 milhões de reais e que promete democratizar o acesso da população ao transporte aéreo e atrair novos negócios.

Share

A ordem de serviço que autoriza a construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Regional Vale do Aço, mais conhecido como Aeroporto de Ipatinga, foi assinada no último dia 26 de outubro. A empresa vencedora da licitação feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que administra o terminal, ficará responsável pelas obras e iniciou de imediato a realização do levantamento topográfico no local.

O futura área de embarque terá cerca de 6 mil metros quadrados (m²), bem superior a atual, que possui cerca de 700 m². O mandatário destaca que a capacidade de receber passageiros saltará de 150 mil por ano para quase 1,5 milhão, em volumes aproximados.

O chefe do Executivo municipal espera que, até 2028, a nova instalação já esteja sendo utilizada pela população. A obra, que demandará aproximadamente R$ 38 milhões em investimento, faz parte de um conjunto de melhorias a serem implementadas pela Infraero no aeroporto regional, com aproximadamente R$ 96 milhões em recursos do governo federal, que inclui a construção de um novo pátio de aeronaves.

A estatal assumiu o Aeroporto de Ipatinga no final de 2023 e, desde então, já realizou, entre outras melhorias, a implantação do Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi) em ambas as cabeceiras da pista de pouso e decolagem, de acordo com o prefeito. A empresa também fez a concessão de áreas para que novos hangares sejam construídos.

“Esperamos com essas melhorias atrair outras companhias aéreas. Com isso, teremos maior oferta de assentos, mais disputa pelos clientes e, consequentemente, uma queda nos preços das passagens. Hoje, o valor das passagens ainda é um fator limitador para que a população utilize a malha aérea”, ressalta Morato. De acordo com ele, atualmente, somente a Azul Linhas Aéreas opera voos comerciais no local.

Melhorias podem gerar desenvolvimento no Vale do Aço

Além de impulsionar a vinda de empresas aéreas e democratizar o acesso da população ao transporte aéreo, o chefe da Prefeitura de Santana do Paraíso acredita que as melhorias no Aeroporto do Vale do Aço podem ser fortes indutoras de desenvolvimento regional. O aeródromo atende 28 cidades da região e está situado tem uma localização estratégica.

“A área do aeroporto é muito promissora, porque está próximo das rodovias BR-381 e BR-458 e de cerca de 1.200 hectares de terra disponíveis para a instalação de empresas, principalmente de alto valor agregado, que dependem da malha aérea para escoar seus produtos. Então, esperamos que, nos próximos anos, a partir dessas obras, haja um grande boom de desenvolvimento no entorno”, afirma.

Leia mais

Destaques