21 agosto 2025

Prefeito de Itabira encontra ministro para apresentar o projeto de um aeroporto no município

Primeira fase das obras está orçada em 20 milhões de reais.

Share

Nesta quarta-feira (13/06), o Prefeito de Itabira Marco Antônio Lage (PSB) se reuniu com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. O encontro foi intermediado pelo senador mineiro Rodrigo Pacheco (PSD), na capital federal.

Sem muitos detalhes em postagem de seu perfil no Instagram, o prefeito apresentou ao ministro o projeto para a construção de um aeroporto em Itabira. De acordo com informações, a primeira fase das obras de construção do terminal está orçada em 20 milhões de reais.

Ainda não está definido o local de implantação do parque aeronáutico, entretanto segundo consta em intenções passadas a comunidade rural de Santa Cruz deverá receber a pista de pousos, outra área cogitada para implantação do aeroporto está situada às margens da MG-434 com uma parte dentro dos limites do município vizinho de São Gonçalo do Rio Abaixo, potencial parceiro na empreitada. Porém ressalta-se que, uma vez decidida a montagem deste equipamento logístico, a escolha da área mais apropriada será realizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que regulamenta o setor da aviação.

“Apresentei ao ministro a proposta do aeroporto de Itabira, cuja estimativa de investimento gira em torno de R$ 20 milhões para a primeira fase . Trata-se de um passo estratégico para o desenvolvimento regional e para a atração de novos investimentos para nossa cidade.” Afirmou o prefeito de Itabira na postagem.

Opinião

A logística é um dos principais fatores que quando colocados na balança, tem afastado os investimentos em Itabira, as vias de acesso ao município estão em estado deplorável de conservação e não comportam o elevado tráfego de veículos dominado por carretas de insumos siderúrgicos que vão sentido Vale do Aço. Os esforços deveriam se concentrar na busca de recursos para a duplicação da MG-434/129 que liga a terra de Drummond a BR-381 que estará totalmente duplicada nos próximos anos.

Uma outra alternativa logística que deve ser buscada é a do modal ferroviário. Recentemente a Vale concedeu para a VLi a operação de terminais de cargas gerais ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). A Prefeitura de Itabira deveria solicitar à VLi um estudo de viabilidade econômica para a instalação de um terminal ferroviário no município.

Dentro de uma perspectiva um pouco mais otimista sobre a implantação de um aeroporto, esta pode ser a oportunidade de potencializar as vocações econômicas de Itabira e região, sobretudo com a possibilidade de uma parceria com São Gonçalo do Rio Abaixo, que vem concluindo projetos estruturantes importantes visando atrair cada vez mais empresas, não somente as que estão vinculadas a mineração.

Leia mais

Destaques