Após as posses dos prefeitos, vices e vereadores, o momento é de avaliar quais serão as novas lideranças que vão emergir no cenário político regional. Especificamente em João Monlevade, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, com a reeleição dos atuais mandatários, o processo de renovação já começou.
Ciente disso, o SuperDados.com antecipou este movimento e traz, com exclusividade para os assinantes, estudos de pesquisas do DataMG Centro de Informação e Pesquisa sobre três novas lideranças que emergem no cenário político.
JOÃO MONLEVADE
No município, que possui grande tradição na política regional, o atual prefeito Laércio Ribeiro (PT) foi reeleito com votação recorde. Impossibilitado de disputar o cargo em 2028, abre espaço para novos líderes. O nome mais destacado é o de seu antigo vice-prefeito, Fabrício Lopes (MDB), atual secretário municipal. Segundo pesquisas do DataMG, ele tem potencial para disputar as próximas eleições, seja como deputado em 2026 ou prefeito em 2028.
Para contextualizar, em pesquisas realizadas pelo DataMG em João Monlevade durante as eleições de 2024, com cenários testados, Lopes apresentou desempenho semelhante ao de Laércio quando a chapa era invertida. Em uma sondagem de maio daquele ano, antes dos registros das candidaturas, Laércio pontuava com 36% como cabeça de chapa. Ao inverter a posição, Fabrício alcançava 34%, uma variação pequena dentro da margem de erro.
Podemos concluir que o eleitorado que reelegeu o petista poderia, certamente, votar no medebista. Assim, em uma eventual candidatura do atual secretário nas próximas eleições, ele poderia absorver grande parte dos 25 mil votos obtidos pela chapa vencedora de 2024.